Radio Poléia FM, Palestina, Hadailton

Bom dia! Hoje é quarta-feira, 18 de julho de 2018 | 03:58

C.I.A. Entre Palcos de Palestina participa do Programa de Qualificação em Artes. /
Imprimir matéria

27/03/2018 [14h00] | Noticias da Semana

C.I.A. Entre Palcos de Palestina participa do Programa de Qualificação em Artes.

O novo universo teatral do estado de São Paulo esteve presente neste encontro,
C.I.A. Entre Palcos de Palestina participa do Programa de Qualificação em Artes.


 

No ultimo sábado dia 24/03/2018 aconteceu o Encontro Preparatório do Programa de Qualificação em Artes - Teatro (Projeto Ademar Guerra). Programa promovido pela Secretaria de Estado da Cultura.

O encontro aconteceu das 09h00 às 18h00 na Oficina Cultural Oswald de Andrade Bom Retiro, São Paulo, SP),

Através do apoio da Prefeitura de Palestina o Grupo de Teatro de Palestina C.I.A Entre Palcos, esteve presente no evento, Adriel Bassotti e Hadailton Teixeira representaram o grupo.

  No período da manhã foi realizado pelo instituto Poesis palestras de orientações gerais, como apresentação do Programa de Qualificação em Artes e do Eixo Curatorial.

O evento contou com a palestra de Sergio Ferrara curador artístico do projeto Ademar Guerra, que compartilhou sua experiência sobre direção teatral e possibilidades de construção em dramaturgia.

Sergio foi muito aplaudido por seus apontamentos sobre processos criativos, escolha das linguagens, conceitos e ferramentas para linguagem teatral.

Sérgio Ferrara dirigiu grandes atores como Paulo Autran, Raul Cortez, Eliane Giardini e Rosi Campos, além de parceria com grandes dramaturgos como Maria Adelaide Amaral e Mário Bortolotto. Com Plínio Marcos, trabalhou no Teatro de Arena. Ganhou o Prêmio de melhor diretor APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) pela direção do espetáculo Pobre Super-Homem, de Brad Fraser. Em 2009, Ferrara foi convidado pelo Ministério da Cultura e pelo FESTLIP para dar aulas de teatro em todos os países africanos de língua portuguesa e no Timor Leste, na Ásia.

 

Thiago Saraiva (Gerencia) e Renato Modesto (Parceria com Municípios) também deram grande contribuição nos esclarecimentos da participação dos grupos no programa.

Na parte da tarde, foram realizadas dinâmicas desenvolvidas junto aos representantes dos grupos que foi  conduzidas por equipes teatrais de varias cidades do estado e seus orientadores.

 

O novo universo teatral do estado de São Paulo esteve presente neste encontro, o Programa de Qualificação em Artes é ferramenta de suma importância por manter e dar qualidade aos novos grupos de teatro em nosso estado e pela qualidade do primeiro encontro os trabalhos de 2018 vão ser muito positivos.

 

 

O Programa de Qualificação em Artes, é uma grande realização Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo que por meio da POIESIS - Organização Social de Cultura, promove a qualificação de grupos de Teatro e Dança em todo estado de São Paulo.

O ponto de partida da ação é a orientação artística a grupos, companhias ou coletivos no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo.

Suas ações tem como base a experiência bem sucedida do Projeto Ademar Guerra, que tornou-se exemplo de política pública de formação em arte o Projeto Ademar Guerra, durante muitos anos foi comandado pelo competente Aldo Valentim, que hoje é coordenador da Unidade de Fomento à Cultura e Economia Criativa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que esteve presente no evento, e saldou cada um dos grupos no encontro.

 

Fonte: Radio Poléia FM Hadailton Teixeira

Comentários

Outras matérias

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

A Radio que ouve você
0%
KF Sites.com.br