LER PARA CONHECER O MUNDO

Quer fazer uma criança feliz? Leia para ela e ela será eternamente grata.

A leitura é antes de tudo um objeto de ensino, seja ela em casa ou na escola. Também se aprende lendo e como! É uma forma de significar e ressignificar o conhecimento.

Quando lemos, adentramos em um mundo cheio de possibilidades. Questionamos a realidade, no caso dos adultos, para compreendê-la melhor. E quando nos distanciamos do texto pela fantasia, pelo encantamento de uma história, assumimos uma postura crítica a frente ao que de fato se diz e se quer dizer, assumindo assim a cidadania no mundo da cultura escrita.

Quando se lê para uma criança ela já vai, além do sentido lúdico, da fantasia, da descoberta do mundo encantado, percebendo uma forma diferente de ler, na voz, na entonação, e nas palavras que não fazem parte do seu universo familiar e do seu vocabulário, além de ter o contato com outras formas de leitura, de cultura e assim conhecendo o mundo letrado.

A leitura de um livro, de um texto, de um poema a criança amplia sua visão de mundo pela estimulação do desejo de querer saber mais e aprender com o que está lendo, além de exercitar sua fantasia e sua imaginação bem como começar a reconhecer os mais variados tipos de textos.

Uma coisa mais importante ainda é que ao ler para uma criança ela vai deixar o celular, o tecnológico um pouco de lado para interagir com seus familiares ou com o grupo onde está sendo realizada uma roda de leitura. Nada é mais reconfortante do que estar no convívio de pessoas reais do que com as virtuais, com o que ele tem no celular. Vai existir a interação e a integração dessa criança.

Ao final de uma leitura, as crianças estarão quase que capacitadas para terem e serem despertadas para que o gosto pela leitura permaneça e assim elas se sintam estimuladas para que sejam escritores e leitores de seus próprios texto num futuro não tão longe, e com isso se apoderar de um mundo mágico e inusitado que existe dentro de um livro.

Vamos então ler para uma criança? Melhor ainda se forem várias? Vai valer a pena quando olharmos para seus rostos e vermos o brilho, a curiosidade aguçada, a imaginação rolando solta... Vamos por em prática e comprovar isso? Tenho certeza de que até nós próprios nos sentiremos assim!

Maria Emilia Brolesi, 28.03.2019

 

Categoria:Noticias da Cidade