Os 100 primeiros dias de gestão na Secretaria de Cultura Criativa do Governo de São Paulo.

Os 100 primeiros dias de gestão na Secretaria de Cultura Criativa do Governo de São Paulo.

No ultimo dia 10 em seu site a Secretaria de Cultura Economia Criativa apresentou um resumo dos trabalhos realizados.

100 DIAS DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA

Secretaria de Cultura e Economia Criativa completa 100 dias de gestão com ações de fomento e foco em formação

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa completa hoje (10) 100 dias de gestão com importantes conquistas. Desde janeiro, além de toda a programação cultural oferecida, visitas técnicas a obras, apoio a eventos e programas, medidas de aperfeiçoamento da gestão e diálogo com representantes do setor, destacam-se o início da campanha de captação de recursos para as obras do Museu do Ipiranga; o lançamento do ProAC Expresso, com o maior valor já investido e mudanças que visam potencializar seu impacto econômico e cultural; a abertura de vagas para cursos de qualificação profissional do novo programa SP Criativo; e a ação de comemoração do Aniversário de São Paulo, que levou os paulistanos a celebrar a data nos museus estaduais.

ProAC Expresso – mais eficiência e menos burocracia

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo lançou nos primeiros 100 dias de gestão o ProAC Expresso, maior programa de fomento à cultura do país em nível estadual, com R$ 153 milhões, que serão destinados a centenas de projetos em todas as regiões do estado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e por meio de editais voltados aos diversos segmentos da área. Foram criados novos editais, como o de modernização de museus e o destinado à realização de estudos e pesquisas em economia criativa. Foram adotadas diversas medidas que tornam o programa mais eficiente e menos burocrático, como a redução do número de comissões e a padronização dos tetos de investimento.

Aceleração do processo para a reabertura do Museu do Ipiranga

O evento de lançamento do projeto de restauro e revitalização do Museu do Ipiranga, organizado pela pasta, em parceria com a USP, foi outro momento importante. Na ocasião, três empresas anunciaram um investimento de R$ 36 milhões no projeto. Dezenas de outras se mostraram interessadas. As obras começarão no segundo semestre. O objetivo é reabrir o Museu do Ipiranga, totalmente recuperado, para a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil.

SP Criativo – profissionalização em economia criativa

Executando uma das principais diretrizes da Pasta, foi lançado o programa SP Criativo, parceria entre as Secretarias de Cultura e Economia Criativa e de Desenvolvimento Econômico, que tem como objetivo a qualificação e a formação profissional com foco em criatividade, inovação e empreendedorismo. O programa abriu inscrições para seis cursos com alta demanda e empregabilidade: Mídias Sociais, Web Design, Design de Moda, Vitrinista, Recreacionista, Grafite e Food Styling. Inicialmente, são 1160 vagas em seis municípios: São Paulo, Campinas, Presidente Prudente, Santos, São Bernardo do Campo e São Vicente.

Ação de ampliação do acesso no aniversário de São Paulo

Neste ano, o aniversário de São Paulo foi comemorado com muita cultura, diversão e arte. Em ação proposta pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, museus da cidade ofereceram entrada gratuita e ficaram abertos até meia-noite no dia 25 de janeiro, com programação especial de exposições, oficinas, shows, palestras, jogos e exibição de filmes e documentários. As ações resultaram em sucesso de público: os paulistas abraçaram a ideia de comemorar a data desfrutando da cidade e dos museus, com recordes de público e de interação nas redes sociais. Na imprensa, a ação também foi destaque: ao todo, foram veiculadas 341 matérias em portais de notícias, jornais impressos e programas de TV e rádio.

Foto: Renata Beltrão

Fonte: Site Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Categoria:Noticias da Cidade