Cacique e Pajé em Palestina dia 19 de Maio

    Alguns dos grandes sucessos da musica caipira poderá ser acompanhado ao vivo pela população de Palestina no dia 19 de Maio, através da apresentação da dupla Cacique e Pajé, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, Cobb, Cotuba e Usina Colombo no Programa Amanhecer no Sertão.

    No repertório programado estão as musicas "o milagre do batismo", "cidade moderna", "pescador e catireiro", "caçando e pescando", "poema das cordas"  e "Inquilina de Violeiro" entre outras, a gravação e transmissão do programa Amanhecer no Sertão, começa as 10 da manhã, a entrada é franca.



    A dupla Cacique e Pajé começou no ano de 1977, com o nome de Rei do Gado e Boiadeiro – os índios caiapós, gravando um LP em homenagem ao Rancho Quarto de Milha. Em 1978, apadrinhados por Tonico e Tinoco, a dupla oficializou o nome Cacique e Pajé, que tem até hoje, e lançou alguns dos seus maiores sucessos Pescador e Catireiro, Rabicho, O milagre do batismo e Rapaz de gosto. No ano seguinte, gravou outros sucessos como Caçando e pescando, Deixa o índio em paz, Boiadeiro do mar e Minha palhoça.

Em 1980, gravou o LP Poema das cordas, destacando as músicas Velho peão, Pescador caprichoso, Puro brasileiro, Homem das províncias e Macaco velho. Em 1981, lançou o LP Os índios e a viola, no qual se destacavam as músicas Mosca branca, Se os animais falassem, Mulher do cachaceiro e Pensando eu vejo.

No ano de 1982, foi gravado um LP com o título As flores e os animais, destacando as músicas Resto de comida, Um pedaço de minha vida, Quem dá amor, recebe amor, e Cultura e sabedoria. Em 1983, gravaram dois LPs, um deles com o título de Cadê o gato destacando as músicas Mão fechada, Cidade moderna, Piraquara e Laço de saudade; o outro com o nome de Viola no samba, no qual se destacavam as músicas Mão de vaca e Vara de ferrão.

Em 1985, a dupla gravou o LP Peão sabido, no qual tiveram destaque as músicas Quebra galho, Minha sitioca, O lixeiro e o doutor e Conselho de patrão.

Por motivo de doença do parceiro Pajé (Roque Pereira Paiva), só voltaram a gravar em 1989, alcançando grande sucesso com as músicas Inquilina de violeiro, Baixinha, Índio tupi e Dupla saudade.

Em 1994, com dor muito grande, a dupla Cacique e Pajé perde um dos integrantes, falece Roque Pereira Paiva (Pajé). Somente no ano de 1997, o outro integrante da dupla, o Cacique (Antonio Borges de Alvarenga), voltou a gravar com novo parceiro, José Pereira Sousa (Cachoeira), que passou a representar o Pajé. Juntos, a nova dupla grava, em vinil e CD, o título Barretos não faz feio, dando destaque à música O chupim.

No final de 1998, gravaram o CD A força da viola, no qual se destacava a faixa Índio pataxó. No ano de 1999, gravam o CD Modão de viola e, em 2000, o CD Brasil 500 anos.

Já em 2001, Cacique conhece Geraldo Aparecido da Silva, atual Pajé, e com ele gravou em 2002 o CD Modão de viola II, em que se destacavam as músicas Velho jequitibá, Roldão Bueno e Inezita, a pioneira.

No ano de 2003, gravam um CD só com modas de viola, dando destaque às músicas Peão de aço e Minha mãe e a loba. Em 2004, gravam o CD Duas vozes e um só coração, no qual se destacam as músicas Vaca preta e Homem do mistério.

Em 2005, a dupla Cacique e Pajé lança um CD, com 14 faixas, destacando Pescador meia-tigela e A bronca do caboclo.

Em 2006, a dupla lança mais um CD composto de 20 faixas, todas modas-de-viola, intitulado Nosso Lugarejo.

Em 2008 Cacique e Pajé,lança O Bom Pescador, um CD com 16 musicas inéditas.

No final do no de 2010 a dupla grava o mais recente CD que leva o nome Viajando pelo Brasil è nóis na viola,

No final do ano de 2012 a convite do programa 100% caipira, Cacique e Pajé gravam na cidade de Medianeira no estado do Parána o  primeiro DVD comemorando 35 anos de carreira da dupla.

           Recentemente, no inicio deste ano Antônio Borges, faleceu e em seu lugar entrou Sebastião Lorival da Silva, irmão de Geraldo Aparecido o Pajé, os dois mantem em atividade a essa obra prima da música caipira que é o repertório da dupla Cacique e Pajé.


     

Categoria:Noticias da Cidade