Governo de Palestina lança programa voltado a pequenos pecuaristas

Nesta, quarta dia 13 de março, o programa de inseminação artificial de bovinos, vai ser implantado na cidade de Palestina, as 19:30 no Centro de Lazer do Trabalhador.

Para poder esclarecer e informar sobre o programa e suas vantagens o evento vai contar com importantes participações, Cristiano Girardi - Consultor Genético da Select Sires do Brasil  e Gustavo Freitas Ilha – Médico Veterinário  Doutorado em Reprodução Animal,

As vantagens para os pequenos produtores neste tipo de programa são muito positivas dando acesso a todos nas tecnologias de ponta, que só grandes produtores através de muito investimento conseguem  

A inseminação artificial permite o uso de sêmen de touros geneticamente superiores, selecionados por suas características desejáveis ​​como produção de leite, ganho de peso, resistência a doenças, entre outras. Isso possibilita uma melhoria genética mais rápida e direcionada no rebanho.

É possível programar o momento da inseminação com precisão, o que permite um melhor planejamento da reprodução e da produção. Isso é especialmente útil para maximizar a eficiência reprodutiva do rebanho e garantir uma maior taxa de concepção.

Reduzir o risco de transmissão de doenças infecciosas sexualmente transmissíveis, pois o sêmen é coletado, processado e armazenado em condições controladas. Isso ajuda a proteger o rebanho contra doenças reprodutivas, contribuindo para uma maior segurança sanitária.

É possível inseminar um grande número de vacas em um curto período de tempo, aumentando assim a eficiência reprodutiva do rebanho. Isso pode resultar em um aumento na produção de bezerros e, consequentemente, na lucratividade da atividade pecuária.

A inseminação artificial elimina a necessidade de manter touros no rebanho, o que pode reduzir os custos de alimentação, manejo e manutenção dos animais. Além disso, ela simplifica o manejo reprodutivo, pois não é necessário lidar com o cio das vacas ou monitorar a atividade reprodutiva dos touros.

A inseminação artificial permite o acesso a uma ampla variedade de touros de diferentes raças e regiões geográficas, o que ajuda a aumentar a diversidade genética do rebanho e a reduzir o risco de endogamia.

 

Categoria:Noticias da Cidade